Embora o maior recurso disponível seja a água salgada, a dessalinização enfrenta dois desafios principais para a sua sustentabilidade: o consumo de energia necessário para o processo e os resíduos de salmoura, que podem ter um sério impacto ambiental.
Enquanto que a combinação de energia solar fotovoltaica com os processos de osmose inversa ou de calor solar térmico com processos de destilação tem sido desenvolvida ao longo das últimas décadas em soluções de dessalinização solar comercialmente disponíveis, a integração inovadora dos conceitos de valorização da salmoura e de descarga líquida zero (ZLD) tem como objetivo desenvolver estratégias para fechar o ciclo do material, minimizando os resíduos líquidos. A integração destas tecnologias resulta num sistema de dessalinização solar ZLD – um esquema de economia circular com a produção de água doce e a recuperação de recursos valiosos a partir dos resíduos do processo.
Reunindo a experiência de três parceiros não “Widening” (TOP) que apresentam alguns dos mais notáveis antecedentes e Infraestruturas de Investigação (RI), a nível europeu, no desenvolvimento de tecnologias de produção de água e tratamento de águas residuais (WP&WT) impulsionadas pela energia solar, o Sol2H2O visa apoiar o parceiro Coordenador (“WIDENING”) no desenvolvimento do estabelecimento de investigação de alto nível neste domínio. Com base no excelente RI da “WIDENING” e nos seus antecedentes em tecnologias de energia solar e nas suas experiências preliminares no domínio do nexo água-energia, o Sol2H2O procura desenvolver e implementar uma estratégia científica comum, com um forte enfoque numa maior capacitação dos investigadores, indo além das capacidades puramente científicas e reforçando as suas competências de gestão e administração da investigação.
Através de uma estratégia de investigação comum que visa o desenvolvimento de soluções de ligação entre a água e a energia de origem solar, o projeto Sol2H2O pretende criar uma instalação europeia de referência para o desenvolvimento e teste de tecnologias circulares de produção e tratamento de água de origem solar, permitindo o desenvolvimento de gás renovável ou atividades agrícolas.
Envolvendo três parceiros líderes de alto nível em torno de uma estratégia científica para intensificar e estimular a excelência científica e a capacidade de inovação em soluções de Nexus Água-Energia de origem solar, o Sol2H2O tem como objetivo reforçar o trabalho em rede com o parceiro Coordenador “Widening”, elevando o seu perfil de investigação através do aproveitamento do seu pessoal e das sinergias infraestruturais no estabelecimento de uma instalação europeia de referência para o desenvolvimento e teste de tecnologias circulares de produção e tratamento de água de origem solar.
Baseada no desenvolvimento de uma atividade de Investigação Conjunta (JRA) que visa uma atualização da Infraestrutura de Investigação (RI) “Widening” para a investigação colaborativa de alto nível através de uma Infraestrutura de Investigação Distribuída e interligada, esta cooperação de “Twinning” Sol2H2O promoverá um perfil de investigação, técnico e administrativo melhorado do parceiro “Widening” após a realização de objectivos/impactos – mensuráveis e verificáveis.
Objetivos
Objetivos
Objetivos
Objetivos
Objetivos
Fundada no século XVI, a Universidade de Évora é a instituição de ensino superior de referência na região do Alentejo. Assumindo a responsabilidade pela Coordenação do WP1, como forma de assegurar a elevação do seu perfil “Widening” ao nível da investigação e técnico-administrativo, através do envolvimento das suas competências e estrutura coordenadas de Investigação, Administração, Inovação e Comunicação, quer na gestão e coordenação do projeto (WP1), quer nas atividades de Disseminação, Exploração e Comunicação (WP5);
O CIEMAT é uma instituição pública de investigação pertencente ao Ministério da Ciência e Inovação de Espanha. Desde a sua fundação em 1951, tem desenvolvido e liderado projectos de I+D nas áreas da Energia, Ambiente e Tecnologia, colocando a instituição na vanguarda da ciência e tecnologia. Assumindo a responsabilidade pelo WP2 “Excellence R&D”, trazendo assim os antecedentes complementares sobre o seu desenvolvimento contínuo destes tópicos previstos como um caminho importante para a atualização do “WIDENING”-RI.
O ITC é o organismo público de tecnologia que aconselha o Governo Regional das Ilhas Canárias. Foi criado em agosto de 1992. O Instituto realiza projetos e serviços nas áreas da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, em estreita colaboração com universidades, instituições de I&D e empresas das Ilhas Canárias e do estrangeiro. Assumir a responsabilidade pelo WP3 "Career Building", trazendo assim os antecedentes e a experiência do desenvolvimento de capacidades para a coordenação de atividades de formação, tutoria e orientação, com base na sua notável experiência em RI e I&D no domínio científico Sol2H2O.
O Grupo participou, no passado, em 9 projetos financiados pela UE em tecnologias de dessalinização movidas a energia solar e de gradiente de salinidade, novas tecnologias híbridas para dessalinização de água e armazenamento de energia, e valorização de salmouras industriais através de processos de separação por membranas e reacções químicas e trabalha atualmente em 3 projetos UE-H2020 em curso neste tópico. Assumindo a responsabilidade pelo WP5 Relevant Impact, trazendo assim o contexto complementar sobre o seu desenvolvimento contínuo da sua missão de longa data e experiência de envolvimento com atores políticos, científicos e industriais, tanto a nível nacional como europeu.
Pedro Horta – Coordenador do Projeto – WP1 e WP5
O Dr. Pedro Horta, Diretor da Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora e Coordenador do INIESC – Infraestrutura Nacional de Investigação para a Concentração de Energia Solar, tem uma carreira de investigação de mais de 20 anos em tecnologias e aplicações de energia solar. Como Coordenador do INIESC – Infraestrutura Nacional de Investigação em Concentração de Energia Solar, tem como objetivo o desenvolvimento estratégico destas atividades de investigação em linha com o desenvolvimento deste centro de investigação. Integrado na Infraestrutura ERIC EU-SOLARIS (ESFRI), o seu desenvolvimento visa a demonstração de um sistema de energia de Transição Energética impulsionado pela energia solar, capaz de produzir e armazenar diferentes vetores energéticos: eletricidade, calor, hidrogénio ou combustíveis renováveis e água – proporcionando a sua interconversão e despacho a pedido. Com o objetivo de potenciar as condições para o desenvolvimento de condições de investigação de excelência na CER-UÉ e nas Infra-estruturas do INIESC, Pedro Horta é o Coordenador de dois projetos de geminação do Horizonte Europa, assegurando uma cooperação de alto nível com o DLR (Alemanha) e a ENEA (Itália) no domínio das aplicações solares com sais fundidos (SALTOpower) e com o CIEMAT (Espanha), ITCanarias (Espanha) e UNIPAlermo (Itália) no domínio da dessalinização solar e tratamento de água (Sol2H2O).
Guillermo Zaragoza – WP2
O Dr. Guillermo Zaragoza é um investigador sénior do Centro de Investigação espanhol CIEMAT (Centro de Investigação em Energia, Ambiente e Tecnologia), atualmente chefe da unidade de I&D de Aplicações Solares Térmicas da Plataforma Solar de Almería (PSA), Espanha. É também co-líder da Unidade de I&D “Dessalinização e Fotossíntese” do CIESOL (Centro conjunto da Universidade de Almeria e do CIEMAT) e o representante espanhol no Comité Executivo do Programa de Colaboração Tecnológica sobre Tecnologias de Bombagem de Calor da Agência Internacional de Energia.
A sua principal investigação centra-se na aplicação da energia solar à dessalinização no nexo água-energia-alimentos. Em particular, a sua principal especialidade é a destilação por membrana, tendo trabalhado durante vários anos com destilação por membrana alimentada por energia solar à escala piloto. Coordenou a participação do CIEMAT em 11 projetos de I&D&I da UE e participou em mais de 20 projetos e contratos internacionais de I&D&I com empresas, liderando as atividades de investigação “Dessalinização Solar” no PSA-CIEMAT.
Guillermo Zaragoza é doutorado em Física, ocupou cargos académicos na Universidade de Oxford e no Conselho Espanhol de Investigação, bem como no centro de investigação de tecnologia de estufas da Fundação Cajamar.
É embaixador da plataforma Water Europe e líder do Grupo de Trabalho sobre Dessalinização de Energias Renováveis.
Juan Antonio de la Fuente- WP3
Juan Antonio de la Fuente é investigador sénior no ITC (Instituto Tecnológico das Canárias), trabalhando na linha de investigação de dessalinização do Departamento de Água. Licenciado em Ciências Marinhas e Engenharia Química, a sua principal investigação centra-se na avaliação de diferentes sistemas de dessalinização alimentados por fontes de energia renováveis (principalmente solar fotovoltaica e eólica), bem como no teste de diferentes sistemas de recuperação de energia para instalações de dessalinização por osmose inversa da água do mar (SWRO). Análise técnica, projeto, modelação e simulação de unidades de dessalinização SWRO. Docente em cursos de introdução à dessalinização com energias renováveis. Mais de 25 publicações. É investigador na plataforma DESAL+ Living Lab (coordenada pelo ITC) e faz parte do Comité Científico da European Desalination Society (EDS).
Giorgio Micale – WP4
Giorgio Micale obteve uma Laurea cum laude em Engenharia Química pela Universidade de Palermo em 1993 e um doutoramento pela Universidade de Nápoles em 1997. Ingressou na University College London como Professor de Engenharia Química em 2000, promovido a Professor Sénior em 2002. Atualmente, é Professor Catedrático de Engenharia Química na Universidade de Palermo. Os seus primeiros interesses de investigação centraram-se na análise de processos de mistura e fluxos multifásicos em reactores de tanque agitado. Em 2001, recebeu o prémio “Young Researcher’s Award” do Grupo de Trabalho sobre Mistura da Federação Europeia de Engenharia Química. Os seus interesses de investigação foram também dedicados ao domínio da Dinâmica da Fluidização. Atualmente, os seus interesses de investigação centram-se nos processos de dessalinização por energias renováveis, energia de gradiente de salinidade e valorização de salmouras. Contribuiu e contribui atualmente para uma série de projetos de investigação europeus em colaboração no âmbito do 7º Programa-Quadro, do Horizonte 2020 e do Horizonte Europa. Em 2014, foi galardoado com a medalha Moulton Sénior pela Instituição de Engenheiros Químicos. Em 2017, foi cofundador da spin-off académica ResourSeas, que recebeu o Prémio Nacional Italiano de Inovação (Secção Industrial) pela utilização sustentável da água do mar segundo uma abordagem de economia circular. Editou e foi coautor de livros sobre “Dessalinização da água do mar. Conventional and Renewable Energy Processes”, ‘Sustainable Energy from Salinity Gradients’ e ‘Salinity Gradient Heat Engines’.
Alba Ruiz-Aguirre
Ana Ruiz Delgado
Andrea Cipollina
Ángel Rivero Falcón
Antonia Filingeri
Baltasar Peñate Suárez
Carmelo Mena García
Frederico Felizardo
Isabel Oller Alberol
Isabel Requena
Javier Acerete
José Eduardo Castanheiro
Maria Helena Novais
Maria Manuela Morais
Paula Martins
Paula Serrano Tarí
Serena Randazzo
Sigrid Arenas
Sixto Malato
Yanira López