As Fast-Track School destinam-se a proporcionar formação evolutiva, ao longo do projeto, sobre temas científicos, de metodologia de investigação e de avaliação de resultados a Candidatos e Jovens Investigadores, apoiando a respetiva evolução para Jovens e Investigadores Principais no final do projeto. Tomando o Sol2H2O como “banco de ensaio”. As Fast-Track School realizam-se uma vez por ano e serão acolhidas consecutivamente pelo CIEMAT, ITC, UNIPA e UEvora. Cada edição inclui Sessões de Palestra e Brainstorming, organizadas de forma alternada para abordar, em separado e com conteúdos dedicados, Candidatos e Jovens Investigadores. Os conteúdos das palestras e a moderação dos Brainstormings serão assegurados por equipas envolvendo todos os parceiros do Consórcio. Promovendo desde já uma capacitação dos Jovens Investigadores neste processo, estas equipas serão compostas por: – Investigadores Seniores para a Escola de Jovens Investigadores, focados no Sol2H2o JRA; – Jovens Investigadores para a Escola de Candidatos a Investigadores, focados no desenvolvimento da Tese de Doutoramento Sol2H2O.
Com o objetivo de apoiar a promoção de Investigadores Candidatos (detentores de um grau de Mestre relevante) a Jovens Investigadores, o Sol2H2O estabelecerá uma “Infraestrutura de Teses de Doutoramento” para apoiar pelo menos dois Investigadores Candidatos envolvidos entre os parceiros do Sol2H2O. As teses de doutoramento apresentam dois perfis diferentes:
• Tese de Investigação: com uma forte incidência nas atividades desenvolvidas na Infraestrutura de Investigação do Consórcio;
• Tese Industrial: com um forte enfoque em atividades desenvolvidas em cooperação com um parceiro industrial.
Cada tese terá uma co-tutela – dependendo da proveniência do Candidato – do “Widening” ou de um parceiro Líder, e incluirá um período de mobilidade na RI do parceiro co-tutor.
Para apoiar a exploração empresarial dos resultados da investigação Sol2H2O, o mecanismo Spin-off fornece aos candidatos e jovens investigadores orientação e apoio na criação de empresas Spin-off, capacitando-os para considerar essa via como um corolário do seu atual desenvolvimento de carreira. Para além do devido apoio na definição de uma ideia e modelo de negócio, o mecanismo Spin-off integrará as especificidades legais, financeiras e fiscais de cada país integrado no Consórcio Sol2H2O. A Infraestrutura “Spin-off” incluirá formação – ministrada na “Fast-Track School” e disponível ao longo de todo o projeto – e conteúdos de apoio técnico – disponíveis in situ em cada um dos parceiros do Consórcio – a construir de forma colaborativa e incluindo um período de mobilidade do staff técnico relevante do “Widening” (DIC2E).
Prevendo uma abordagem abrangente para a criação de condições de atratividade por parte do parceiro “Widening”, a Infraestrutura “Living Amenities” visa a implementação de uma estrutura de apoio que torne a integração de novos investigadores no contexto local mais fácil e acolhedora. Desenvolvido em estreita colaboração/contacto com os organismos e estruturas relevantes da Sociedade Civil local, a Infraestrutura “Living Amenities” abrange os aspetos “fora do trabalho” do que torna atrativo o contexto do “Widening”: acesso a uma Infraestrutura de Investigação de Excelência que desenvolva investigação de ponta, ter condições para se sentir integrado e capaz de se auto-estabelecer com um elevado padrão de qualidade de vida.
Com base na criação de uma “Iniciativa de Mentoria”, a Living Amenities Facility fornecerá acesso a:
a) mentores voluntários que ajudarão os mentorandos a chegar e a instalar-se na região (encontrar casa, tratar de documentos, etc.);
b) visitas culturais organizadas;
c) eventos sociais “À Volta de um Café”;
d) “Viver no Alentejo”: informação disponível no site Sol2H2O (mapa com pontos de interesse assinalados, agenda cultural, contactos úteis…).
Para promover a sustentabilidade da cooperação iniciada com o Sol2H2O, o projeto visa capitalizar os resultados da investigação conjunta e do alinhamento estratégico previstos nos WPs 3-4 em novas propostas de projeto. A preparação das propostas de projetos subsequentes não só engloba a implementação de todas as competências de investigação e administrativas relevantes desenvolvidas no âmbito do Sol2H2O, como também constitui a base para a estrutura do Acordo de Cooperação e Acompanhamento prevista no WP 1 (Tarefa 1.2). Este mecanismo irá estruturar e pôr em prática todos os conteúdos necessários das propostas de projetos, nomeadamente:
(a) uma definição concreta da abordagem de investigação e dos resultados esperados;
(b) a conceção do plano de trabalho;
(c) um procedimento normalizado para a descrição dos antecedentes relevantes;
(d) um procedimento padronizado para a elaboração do orçamento do projeto – com vista a um processo mais eficiente de identificação do concurso / reunião do consórcio / elaboração da proposta.
Como resultado desta infraestrutura, ao longo do Sol2H2O é esperada pelo menos uma proposta de projeto proveniente do parceiro “Widening” para cada uma das seguintes tipologias:
(i) Proposta Horizonte Europa (envolvendo o Consórcio Sol2H2O);
(ii) Proposta Portugal 2030;
(iii) Proposta Alentejo 2030;
(iv) Proposta de serviços para a indústria. Adicionalmente, e em paralelo, os parceiros Leading procurarão utilizar as metodologias e recursos desenvolvidos nesta infraestrutura para a preparação de propostas de financiamento nacionais e/ou regionais subsequentes que prevejam a cooperação cruzada com o parceiro “Widening” (ex., após a utilização local e/ou remota da sua Infraestrutura de Investigação).
Integrado nos objectivos de progressão na carreira, a Infraestrutura para preparação de propostas ERC visa proporcionar aos jovens investigadores e aos investigadores seniores um conjunto estruturado de informações que apoiem a sua candidatura a ERC Grants. Capitalizando os resultados do alinhamento da investigação e da estratégia dos WPs 2 e 4 e apoiado pela coordenação e apoio administrativo concebidos no WP1, a Infraestrutura para preparação de propostas ERC fornecerá conteúdos estruturados sobre:
(a) Novas vias de investigação alinhadas com a Estratégia de Investigação e os objetivos políticos;
(b) Contexto institucional, tanto a nível da investigação como das infraestruturas, que assegure o acolhimento adequado da investigação de ponta daí resultante.
A Infraestrutura para preparação de propostas ERC apoiará pelo menos uma candidatura a uma Starting Grant ERC, destinada à constituição de uma equipa de investigação no domínio de investigação Sol2H2O, liderada pelo Jovem Investigador envolvido, na instituição de Alargamento, no desenvolvimento da atividade de Investigação Conjunta; – uma Synergy Grant ERC, destinada à abordagem conjunta, pelo Consórcio Sol2H2O, das questões de investigação decorrentes dos resultados da atividade de Investigação Conjunta.
As medidas de intercâmbio de pessoal são transversais ao Plano de Trabalho Sol2H2O e consideradas como uma ferramenta privilegiada para a transferência de conhecimentos e para o reforço da cooperação do Consórcio. Em consonância com o objetivo de melhorar o perfil do parceiro de alargamento através de competências melhoradas a nível de investigação, técnico e administrativo, as medidas de intercâmbio de pessoal abrangem:
(a) Intercâmbio de investigadores em consonância com o desenvolvimento da atividade de investigação conjunta;
(b) Intercâmbio de estudantes, em conformidade com as medidas Fast-Track School e a Infraestrutura de Teses de Doutoramento;
(c) Intercâmbio de pessoal administrativo em conformidade com o desenvolvimento e a execução da gestão de projetos e da cooperação, da igualdade de género, das atividades de DEC e do mecanismo de financiamento de arranque.